Gerenciamento de peso corporal
As estratégias nutricionais mais efetivas para gerenciamento de peso corporal, baseada em estudos clínicos e atualizados, respeitando o respaldo da ciência em relação à individualidade bioquímica de cada paciente, fator que devemos respeitar na hora de traçar um plano alimentar fidedigno.
Empreendedorismo em nutrição
A aula de empreendedorismo se baseia em como ocorreu a evolução da minha carreira como nutricionista e como podemos aliar a nutrição com a gastronomia, por meio de estratégias que sejam eficientes para a troca entre o paciente e o profissional. A ideia é mostrar as diversas vertentes que podemos escolher na profissão, em busca de garantir a qualidade de vida e saúde dos nossos clientes.
A Alimentação e a gordura visceral
A gordura visceral é responsável por diferentes alterações no metabolismo corporal e que pode desencadear a chamada síndrome metabólica. Esta aula consiste em pontuar os manejos nutricionais baseados em evidências científicas atuais, sobre como reduzir a gordura abdominal e prevenir complicações cardiometabólicas.
Nutrição como base da prevenção de inflamação subclínica
O alto consumo de produtos industrializados e com baixa qualidade nutritiva pode ser um fator de risco para o aumento da inflamação corporal subclínica. A nutrição eficiente é a base para melhorar os parâmetros inflamatórios e prevenir doenças crônicas e obesidade. Esses pontos são evidenciados nesta aula.
Mudança do estilo de vida: a experiência entre clínica e a gastronomia
A aula sobre mudança de estilo de vida tem como base a modulação de estratégias nutricionais eficazes aliadas com a gastronomia saudável, a fim de estimular o prazer e bem-estar no consumo de alimentos nutritivos.
Fatores de riscos cardiovasculares e dieta
Os fatores de risco para doenças cardiovasculares podem ser reduzidos com a modulação da dieta, tema que compõe esta aula. Os diversos fitoquímicos que encontramos nos alimentos vegetais possuem alta capacidade em reduzir a inflamação e contribuir com o equilíbrio corporal, o que minimiza agravos cardíacos e promove qualidade de vida ao paciente.
O pão nosso de cada dia, da teoria à prática
A palestra a respeito do “O pão nosso de cada dia, da teoria à prática” contou com a história evolutiva do pão na cultura dos povos e como ele é utilizado atualmente, na nossa rotina alimentar. Foi explorado questões históricas como a produção de pão pelos egípcios, o uso deste alimento como pagamento para grandes shows de circo, e até mesmo a famosa situação da Rainha Maria Antonieta sobre a crise econômica na Revolução Francesa.
Exploramos a importância de se adequar fontes alimentares com alto teor de antioxidantes e vitaminas, associadas ao pão e incentivar a importância deste alimento milenar e cultural, desmistificando a ideia de aboli-lo totalmente da alimentação. A escolha de oleaginosas, fontes vegetais e sucos de frutas naturais como acompanhamento, por exemplo, são importantes para equilibrar a carga glicêmica do pão e o impacto que isso pode gerar no ganho de peso corporal. De forma equilibrada e com moderação, este produto pode continuar no nosso cardápio, dando preferência às opções integrais e porções menores.