2 verdades e 1 mito sobre o sódio! Como preparar o sal de ervas e qual sua importância?

Posted on Posted in Artigos, Destaques
Uma das maiores preocupações atualmente em relação à alimentação é quanto ao consumo de alimentos ricos em sódio, principalmente os ultraprocessados. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição (SBAN), a população brasileira consome em média de 9 a 12 gramas de sal (cloreto de sódio) por dia, sendo que a recomendação é de até 5 gramas. Por isso, hoje teremos os mitos e as verdades relacionados ao sódio, além de uma receita prática para você utilizar menos sal no seu dia a dia e, consequentemente, reduzir a ingestão do sódio:

1. O sódio é um mineral importante para o equilíbrio eletrolítico e hídrico do nosso organismo, que deve ser consumido pela alimentação em quantidades adequadas e seguras.
Verdade. Como um mineral fundamental para o equilíbrio celular e de líquidos no organismo, devemos consumir de forma adequada e não excluir totalmente na alimentação.
2. O excesso de sódio através do consumo de alimentos ultraprocessados e adição extra de sal nas preparações pode prejudicar o organismo, principalmente no aumento da pressão arterial.
Verdade. O sódio está envolvido no controle do volume sanguíneo que, em excesso, pode aumentar e alterar a pressão arterial, propiciando alterações cardiovasculares. Por isso, pessoas que apresentam hipertensão arterial devem ter mais cautela no consumo.
3. Sódio é a mesma coisa que sal.
Mito. O sódio é um mineral que está presente no sal de cozinha, que chamamos de cloreto de sódio. Aproximadamente 1 grama de sal fornece 400 mg de sódio em sua composição.

Pensando nisso, separei uma receita de sal de ervas para mostrar a praticidade e o quanto pode nos ajudar a controlar a adição de sal nos alimentos.

Você precisará de ervas desidratadas (alecrim, orégano, salsinha, manjericão) e sal (pode ser o light ou o marinho). Basta misturar tudo e colocar em um recipiente, podendo ser utilizado em todas as preparações culinárias que levam sal. As ervas desidratadas além de promoverem mais sabor aos alimentos, fornecem compostos funcionais que auxiliam no equilíbrio da nossa saúde!