Sementes do bem: 2016 foi o ano das Leguminosas!

Posted on Posted in Artigos, Destaques

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 2016, o ano das Leguminosas! Provavelmente esse grupo de alimentos já deve fazer parte do seu cardápio há um bom tempo, não é? O nosso feijão de cada dia se encaixa dentre essas iguarias, consideradas tão nutritivas e tão economicamente sustentáveis. Não só ele, mas outros tipos de leguminosas podem e devem estar presentes na sua alimentação! Saiba o porquê:

Rica composição nutricional

Grão de bico, lentilha, ervilha, soja.. essas são algumas das opções encontradas nesse grupo de alimentos nutritivos e acessíveis à maioria das pessoas. Ricas em proteínas, vitaminas do complexo B, minerais e fibras que modulam o funcionamento intestinal, seu consumo está associado à uma infinidade de benefícios à saúde! A famosa combinação do arroz com feijão não é mito! Experimente variar com essas citadas acima, e veja como sua alimentação pode ser prazerosa e simples.

Atende as necessidades da população

Segurança alimentar é o que define esse tópico! As leguminosas atendem grande parte da população em termos de necessidades nutricionais, em particular na América Latina, África e Ásia. Um outro bom motivo para que seu cultivo seja valorizado!

Você sabia, também, que esses alimentos podem ser consumidos em forma de farinha, muito comum nos mercados atuais? Como estamos no mês de maio, o período de Conscientização da Doença Celíaca, podemos explorar as diversas combinações com as farinhas não convencionais, para auxiliar na alimentação de pessoas com essa doença. Veja essa receita com farinha de grão de bico:

Torta salgada de palmito com farinha de grão de bico

Ingredientes

Massa

3 ovos

1 copo (200 ml) de bebida de soja ou leite desnatado

½ colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de farinha de grão de bico

2 colheres (sopa) de fécula de mandioca

2 colheres (chá) de fermento químico em pó

 

Recheio

1 vidro de palmito

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 tomates picados

1 cebola picada

1 lata de milho

Cheiro verde a gosto

Sal a gosto

1 cenoura ralada

Modo de preparo: bata todos os ingredientes da massa o liquidificador. No recheio: refogue no azeite o palmito picado com a cebola, e mexa até que o palmito amoleça. Coloque os tomates picados e mexa novamente. Acrescente a cenoura ralada, o sal e o cheiro verde. Tire a água da lata de milho, lave-os e acrescente na mistura. Unte uma forma com azeite, despeje metade da massa e acrescente o recheio já frio. Coloque o restante da massa e leve para assa por aproximadamente 30 minutos, em forno com temperatura de 180ºC.

Dica: o recheio pode ser feito com frango desfiado, mix de cogumelos ou legumes misturados.