O poder da uva

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Com créditos para a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), falei um pouco sobre os benefícios da uva, em suas variadas formas.

A uva rosada, uva branca e o suco de uva integral fornecem uma carga nutritiva excepcional e merecem destaque na alimentação. Vitamina C, E e K, minerais como cálcio, manganês e zinco são alguns nutrientes encontrados nessa fruta.

O suco de uva é rico em antioxidantes, entre eles o resveratrol, muito importante para a saúde cardiovascular, a quercetina, contribuinte para a redução dos danos provocados pelos radicais livres, e as antocianinas, consideradas protetoras contra alguns tipos de câncer. Seu consumo diariamente é uma grande estratégia nutricional, entretanto devemos ter cuidado com a porção, visto que, assim como suco de laranja, o suco de uva tem alta concentração de frutose, e por isso um copo é o suficiente para alcançar os benefícios dos compostos citados.

Que tal preparar o seu suco de uva integral em casa? Veja a receita que fácil:

1 kg de uvas sem o talo e sem semente (prefira as mais doces)

Água, para tampar as uvas

Modo de preparo: lave bem as uvas e retire o talo, se tiver. Coloque em uma panela com a água e leve ao fogo. Vai ficar uns 20 a 30 minutos, até a uva se partir. Espere esfriar, e coloque em uma peneira amassando com uma colher até tirar toda polpa da uva. Leve à geladeira. Tente escolher os tipos mais doces, como uvas pretas ou a Rubi, para não adoçar!